Atitude das empresas web

Confesso que não compreendo a atitude de algumas das empresas de desenvolvimento web em Portugal. Não conhecendo todas as empresas da área, falo de algumas que conheço, com que já lidei ou tive a oportunidade de analisar os seus trabalhos.

Noto nestas uma enorme preocupação em atingir os seus objectivos comerciais mas, pelo outro lado, vejo pouco ou nenhum investimento para melhorarem a forma como fazem o que fazem: projectos web.

A web não pára de evoluir e fá-lo com uma rapidez absurda. O que é norma hoje, é feito de uma nova forma amanhã. Por isso as empresas têm que se empenhar acompanhando a evolução das tecnologias existentes e estudando o que de novo aparece, para poderem responder da melhor forma aos desafios que lhes propõem todos os dias.

É fundamental que estas empresas tenham na sua equipa alguém responsável por fazer investigação para determinar que caminho a mesma deve seguir no que diz respeito a tecnologia. Da mesma forma que existe, por exemplo, um director de marketing, que gere a imagem da empresa, deverá também existir alguém dedicado a gerir a empresa em termos técnicos.

Acompanhar as novidades do meio, respeitar os standards web, estudar frameworks de desenvolvimento, adoptar ferramentas para melhorar o trabalho em equipa… são apenas algumas das acções que as empresas desta área devem ter na sua lista de tarefas.

Só assim poderão contribuir para uma web melhor, pondo cá fora mais e melhores projectos.

Tags: , , ,